Análise de crédito

0
540

O objetivo do curso de Analise de Crédito é proporcionar uma visão ampla da análise e gestão do risco de crédito no seu negócio aos profissionais que atuam em áreas financeiras com  concessão de crédito, gerenciamento de risco de crédito, cobrança  e que pretendem aprofundar seu conhecimento sobre a análise de crédito.

Conteúdo Programático:

 Definições e conceitos básicos de crédito

    • A importância da análise de crédito na gestão do negócio
    • Tipos de operações de crédito e sua utilização
    • Definição do Risco de Crédito
    • Eventos de crédito e sua caracterização
      • Fatores Macroeconômicos
    • Introdução ao Ciclo de crédito
      • Precificação, Concessão, Políticas, Gestão e Cobrança
    • Componentes do Risco de Crédito

 

Processo de Concessão de Crédito

    • Bureaus de crédito(Equifax, SPC e Serasa)
    • Variáveis de decisão de crédito pessoa física e jurídica
    • Modelo de credit score e a composição do score de crédito
    • Sistema de Rating
      • Rating do Cliente e da operação
      • Atribuição do Rating

Políticas de crédito

    • Alçadas e limites de créditos

Gestão do Risco de Crédito

    • Monitoramento do risco de crédito da carteira de clientes
    • Indicadores de performance e previsão de risco de crédito
    • Indicadores de Inadimplência

Cobrança e Recuperação do Crédito

    • Fatores que influenciam as taxas de recuperação

Spread de Crédito

    • Componentes do spread de crédito
    • Cálculo do spread de crédito

 Estudo de Casos e Exemplos

  • Construção de um modelo julgamental de avaliação do risco de crédito de clientes
    • Definição das variáveis
    • Atribuição de pesos para as variáveis
    • Construção do score de crédito

Docente: João Luiz Chela

Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Federal de Campinas (2006). Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Graduação em Matemática Pura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).

Compartilhe nas Redes Sociais