Em um ano que sinaliza otimismo e oportunidades, é hora de acreditar, planejar e pôr a mão na massa. Conheça 9 hábitos que empreendedores e milionários bem-sucedidos praticam no seu dia a dia e que você também pode utilizar

2019 será um ano de oportunidades! Um novo governo federal, novos governos estaduais, diversas reformas a serem votadas, retomada do crescimento econômico, aumento de vagas no mercado trabalho e outras boas notícias parecem trazer previsões otimistas para o cenário econômico e social brasileiro.

Continuaremos a viver em um mundo VUCA, isto é, um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, onde diversas competências são exigidas de profissionais, gestores e organizações para sobreviver, como escrevemos no artigo “Como Prosperar no Mundo VUCA em 2018”.

Neste cenário, milhares de empreendedores, profissionais e milionários tem sido bem-sucedidos, e tem compartilhado alguns hábito em comum, que aqui apresentamos para inspirar aqueles que desejam progredir em sua carreira ou negócios no ano novo.

A lista que elaboramos, a partir de nossa experiência profissional, inclui o resultado de pesquisa feita por vários livros e autores, entre eles: “O poder da alta performance: os hábitos que tornam as pessoas extraordinárias”, de Brendon Burchard, “Change your Habits, Change Your Life”, de Tom Corley, e “Success Habits” de Napoleon Hill, que pesquisaram centenas de pessoas bem-sucedidas.

1. Acorde mais cedo

Um hábito das pessoas bem-sucedidas é que elas acordam 2 ou 3 horas antes do horário que seu dia de trabalho começa. Richard Branson, Tim Cook e Richard Branson são conhecidos madrugadores. Com 1 ou 2 horas a mais durante o dia você poderá fazer muitas coisas como, por exemplo, exercitar-se.

Exercícios físicos

O exercício diário ou duas, três vezes por semana, como uma caminhada, corrida ou outra atividade física, é recomendado pelos profissionais da saúde para que tenhamos melhor qualidade de vida e possamos ser mais produtivos no nosso dia a dia. O bilionário Richard Branson, dono da Virgin, disse que acordar as 5 horas para jogar tênis ou andar de bicicleta dobrou sua produtividade.

Leitura

Outra coisa que podemos fazer ao acordar mais cedo é ler um bom livro, seja um romance, não ficção ou mesmo um livro relativo ao nosso trabalho e profissão, o que vai permitir que nos atualizemos mais em nossa área de atuação. Ler, por si só já é um hábito próprio que nos torna bem-sucedido, pois enriquece nosso vocabulário, melhora nosso raciocínio e nosso poder de argumentação. Além de  nos dar receitas e técnicas que podem ajudar a conquistar nossos objetivos. A maioria das pessoas bem-sucedidas, como Warren Buffet e Bill Gates, leem muito, muito durante um ano.

Autodesenvolvimento

Também podemos assistir um webinar ou fazer um curso à distância. No mundo VUCA, devemos buscar a educação continuada de maneira permanente.

Projetos Pessoais

Muitos milionários e executivos utilizam esse tempo para dedicar-se a projetos pessoais.

Também podemos incluir nesse tempo um espaço de 15 minutos a meia hora para meditação, que por sua importância, destacamos como um hábito à parte.

2. Faça meditação 

Não é a toa que a prática da meditação é um hábito que o homem pratica há séculos. Segundo diversos estudos científicos, inclusive da neurociência, a prática da meditação diária diminui o estresse, aumenta a felicidade, diminui a irritação e, também ajuda as pessoas a estarem mais conscientes de seus pensamentos e lidar melhor com situações difíceis.

De acordo com a psicologia positiva, a meditação matinal redefine sua mente e corpo e por isso se torna uma ótima maneira de começar o dia. No ambiente complexo, agitado e sob pressão que vivemos atualmente, a meditação funciona como um antídoto para lidar com o mundo VUCA e prepara a pessoa para ter um dia em equilíbrio.

3. Cuide do seu sono

Trate o seu sono como um ritual para o sucesso. Lembre-se que uma noite bem dormida é fundamental para recarregar a energia. O sono reparador é aquele que não sofre interrupções e é suficiente para recompor as energias: de 6 a 8 horas (Dizem que Albert Einstein preferia 10 horas de sono).

Para cuidar do seu sono, eis algumas dicas: antes de deitar, evite acessar as redes sociais, pois a luz da tela do celular agita o cérebro e excita a mente. Fica mais demorado pegar no sono. O ideal é ouvir uma música suave, um audiobook ou ler algo para “chamar” o sono. Muitos tomam chá ou leite morno para dormir. A mentalização e a meditação também ajudam.

Para Ariana Huffington, autora de “A Terceira Medida do Sucesso” dormir é crítico para o sucesso. O sono afeta a memória e o pensamento criativo e ter uma boa noite de sono ajuda no melhor desempenho profissional.

4. Ouse! Desafie-se fazendo algo diferente

Ouse fazer algo desafiador, que o faça quebrar a rotina, sair da sua zona de conforto. O seu cérebro quer evitar situações desconfortáveis e que o assustem. Nós estamos acostumados com a estabilidade, com a certeza, com a lei do menor esforço. Mas o mundo VUCA nos desafia o tempo todo para lidar com a incerteza, a volatilidade, a ambiguidade, a velocidade…Por isso temos que nos treinar para situações inesperadas e estar preparados para lidar com as crises.

Se nós vivermos somente na nossa zona de conforto não iremos nos desenvolver e evoluir. Ficaremos estagnados. Nunca iremos atingir nosso pleno potencial. Não tenha medo do fracasso ou da rejeição e comece a sair da sua zona de conforto. Ouse, desafie-se, arrisque, faça diferente!

Você pode começar com pequenas ações, como fazer um caminho diferente para o trabalho, estagiar em uma outra área, adotar um hobby novo, aprender uma nova língua, um novo esporte…

Todos os grandes realizadores aprenderam a ousar, assumir riscos, aceitar a incerteza, abraçar a mudança, sair de suas zonas de conforto e fazer alguma coisa (mesmo quando a situação parecia desesperada).

Muitas vezes, você pode ouvir de outras pessoas que suas metas são impossíveis. Lembre-se, você é o seu melhor motivador e não deve deixar que os outros interfiram na sua visão. Impossível é apenas uma limitação que você estabeleceu para si mesmo – você pode facilmente removê-lo e ser imparável.

Mude seus hábitos, sendo ousado e assumindo riscos com frequência.

Pessoas que fazem isso crescem, aprendem e se adaptam mais rapidamente a realidade, aproveitando mais as oportunidades que o ambiente oferece. Pesquisas revelam também que pessoas assim possuem elevada autoconfiança, o que as ajuda a assumirem maiores desafios profissionais.

5. Viva seu propósito diariamente

Tenha clareza de propósito e saiba aonde quer chegar. Um propósito dá direção à vida de uma pessoa. Sem isso, acabamos vivendo de acordo com os padrões de outra pessoa ou simplesmente seguimos a multidão e nunca vivemos todo o nosso potencial.

Talvez você ainda não tenha clareza de qual é o seu propósito. Ainda não tenha uma resposta clara para perguntas como: O que você pretende realizar na vida, você vive para fazer o que? Qual é o motivo significativo que impulsiona sua vida, Qual a paixão a que você se dedica de corpo e alma?

De fato, você precisa ser orientado para o propósito para poder desenvolver todos os outros hábitos de pessoas de sucesso.

– Escreva seu propósito e pregue-o na parede. Assim, ter consciência de seu propósito de vida é essencial para quem deseja ter sucesso. Tenha certeza do que você quer realizar e atingir e não está apenas fazendo o que os outros esperam que você faça.

– Redigir o seu propósito em uma frase e afixá-lo em um local estratégico, onde possa visualizá-lo diariamente é importante para lembra-lo constantemente da sua missão. Afinal, o propósito é um compromisso diário!

6. Persiga objetivos SMART

A maioria das pessoas bem-sucedidas primeiro planejam seus objetivos e depois os perseguem. Segundo pesquisas, 80% dos milionários “são obcecados em perseguir objetivos”. Referem-se a objetivos diários e de longo prazo regularmente.

Pensar a longo prazo. A maioria das pessoas tem dificuldade para pensar a longo prazo. Quem enriquece, não. Pensar a longo prazo é essencial para o sucesso, como detalhamos em nosso artigo “8 passos para realizar seus objetivos de longo prazo”. 

Escreva anualmente seus objetivos de longo e médio prazo, em linha com a sua visão de futuro e o seu propósito. Redija-os de modo SMART (Específico, Mensurável, Atingível, Realista e com Prazo definido), como explicamos no artigo citado acima.

Depois, desdobre-os em um plano de ação mensal, semanal e diário. Faça deste plano o seu guia de vôo, isto é, use-o no dia a dia para orientar suas metas e ações. Reserve alguns minutos durante o dia para analisá-lo e gerenciá-lo, controlando o que deve ser feito naquele dia e monitorando os progressos até então obtidos. Ele servirá também para você manter o foco no seu propósito.

7. Deixe de lado o passado e guarde a lição

Se você quiser fazer o que os milionários de sucesso fazem, você precisa de uma mente limpa e clara. Uma mente limpa irá ajudá-lo a tomar boas decisões, concentrar-se no trabalho, construir disciplina, não ficar sobrecarregado ou distraído, e manter seu propósito e visão em mente. Para que isso aconteça, você precisa deixar o passado e qualquer coisa ligada a ele para trás. Desapegue-se do que passou!

De acordo com Deepak Chopra, autor de “As sete leis espirituais do sucesso”, o apego ao passado é prejudicial para a sua mentalidade e comportamento no presente. Não é possível ter sucesso se você está constantemente comparando sua vida atual com seu passado ou lembrando-se de situações dolorosas de quando era menos confiante e menos responsável. Olhando para o passado, você está basicamente revivendo tudo de novo e dando um passo atrás em seu desenvolvimento pessoal.

Depois que você se desapega, você abre espaço para muito mais. Você pode finalmente mudar seus hábitos mais facilmente e deixar uma transformação positiva entrar em sua vida. Você pode respirar livremente, aproveitar a vida, agir para alcançar seus objetivos e formar um mindset melhor.

O que fica efetivamente é uma lição aprendida. Registre a experiência e a lição aprendida em uma agenda ou diário. Pois isto devemos valorizar e guardar já que a lição será importante como base para nos ajudar diante de situações futuras, quer para evitar novos erros, quer para nos ajudar na obtenção de resultados exitosos.

8. Passe o tempo com quem te inspire

Você é tão bem-sucedido quanto aqueles com os quais se associa. Procure incluir pessoas automotivadas e empreendedores positivos e inspiradores no seu networking. Participe de grupos nas redes sociais onde você possa aprender com pessoas que tenham a mesma carreira, o mesmo negócio e os mesmos interesses. Desenvolva relacionamentos e se inspire com os melhores. E lembre-se, pessoas bem-sucedidas são exigentes em como gastam seu tempo. Faça esse tempo ser útil e valioso.

Escolha um mentor

Um bom e experiente mentor pode inspirar e desafiar você na busca de seus objetivos. Você pode pedir a um colega ou amigo que seja seu mentor para uma questão específica ou uma determinada trajetória. Redes sociais como o LinkedIn oferecem mentoria de empreendedores e profissionais bem-sucedidos, na maioria dos casos, sem custo.

9. Pratique a gratidão

Na correria do dia a dia, é muito fácil perdermos a noção do que realmente importa e do que devemos ser agradecidos. De acordo com Márcia Luz, autora do livro “O Milagre da Gratidão” a gratidão deve ser praticada como um hábito diário, a todo instante. O cérebro entende que as coisas que a gente põe foco é importante para nós. Se reclamamos da falta de dinheiro, o cérebro foca na escassez e é isso que vamos clamar, isto é, atrair. Se agradecermos, o cérebro atrairá gratidão, isto é, bençãos. Quem agradece continuamente gera abundância e prosperidade.

Diga obrigado várias vezes ao dia. Antes de dormir, reveja sua jornada de trabalho e agradeça por tudo de bom que te aconteceu!

Os hábitos de sucesso são a base de uma vida bem vivida. Todos estes hábitos, a exceção da descoberta do propósito, são simples e práticos e podem ser feitos em menos de 1 hora por dia, alguns em poucos minutos. Pratique-os em 2019 e você verá que pode ser o seu melhor.

Este artigo foi originalmente publicado no portal Administradores.com em 31.12.2018.

*Marco Aurélio Morsch é fundador da Morsch Consulting e consultor parceiro da Gecompany, palestrante, professor de administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie e co-autor do livro “Marketing Estratégico” e Comportamento do Consumidor: Conceitos e Casos”

Compartilhe nas Redes Sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui