O que é Mentoring ou Mentoria? por Moracy das Dores

0
543

Derivada da palavra inglesa mentoring, Mentoria é uma ferramenta de aconselhamento pessoal e/ou profissional que consiste na ajuda oferecida por alguém experiente (Mentor) a outro com menor experiência (Mentorado ou Mentee).

Os processos de mentoria normalmente acontecem por sessões de aconselhamento que podem ser individuais ou grupais…

Creio que devo começar esclarecendo que um Mentor é alguém que já vivenciou o ponto almejado pelo seu Mentorado, com a única intenção de lhe transmitir todo o conhecimento que acumulou ao longo de sua vida.

Faz-se necessário entender que o ponto almejado por alguém que se predispôs a pedir uma ajuda profissional, no caso a de um Mentor, significa que nele já nasceu o imperioso desejo de “promover uma completa mudança no “Rio de sua vida”.

Convém lembrarmo-nos de que grande parte das pessoas não gosta de mudanças em sua vida, porque mudar significa esforço e porque há nelas o estado latente de medo do desconhecido e, por isso, dificilmente darão um 1º passo para mudar sua vida. Ou pior, são pessoas que ficam apavoradas quando lhes comunicam que haverá mudanças, até mesmo são mudanças positivas como em casos de promoções, por exemplo.

Sabemos que quem não mudar estagnar-se-á e é justamente aí que acontecem as frustrações, consequência da estagnação, algo que só poderá gerar ciclos viciosos. Daí, como resultado indesejável, vêm os “sonhos quebrados”. Ou seja, pelo desnecessário medo de mudar, preferem ficar na pseudo segurança de ficar onde estavam, PASME!

Claro que será mais fácil para aquele que estiver conectado com um objetivo mais elevado, porque a motivação acontecerá quase que naturalmente, como se ele já tivesse escrito em sua essência uma visão antecipada, clara, daquilo que de fato quer.

Devo dizer a você que se predispôs a ler este Artigo que o meu objetivo, ao adotar uma diferente forma de abordar um início, é demonstrar como pessoas mais experientes, aquelas que já “quebraram a cara” muitas vezes antes de alcançar um sucesso continuado lá no Front, são as pessoas mais qualificadas para mentorar quem já deseja assumir sua própria existência, seja na função de empregado, seja na função de empregador, liderando ou não pessoas e/ou processos.

Note por favor, pelo pouco que até aqui expus, que estou me dirigindo somente às pessoas que pretendem vencer na vida pessoal e na vida profissional, como funcionário ou como empreendedor.

Importante acreditar que tudo o que aqui escrevi e escreverei está dirigido às pessoas que desejam obter um contínuo estado de Felicidade, através de ações competentes e sempre executadas de forma humana, bondosa e compreensiva.

Por experiência própria sei que pessoas interessadas em legar uma ‘Herança’ que não tem preço, mas tem um valor incalculável, naturalmente consideram que há outras pessoas experientes como elas que também desejam transmitir na íntegra, na medida certa da necessidade de cada um, os conhecimentos que acumularam em suas vidas. Na maioria das vezes são conhecimentos baseados em histórias reais, oriundas de experiências desafiadoramente cruéis…

Por ser um aficionado da Filosofia Milenar, há mais de 20 anos, sei que dar testemunho em causa própria é um recurso desaconselhado pelos antigos filósofos. Mas, dado ao título-tema deste Artigo, considero pertinente informar que sempre baseio meus processos didáticos e/ou de atendimento nos resultados das experiências vividas e resolvidas em inúmeras situações pessoais e profissionais que experimentei.

Creio que o primordial e recorrente instinto de AJUDAR O PRÓXIMO, existente em estado lactente dentro de todos nós, me impulsionou a criar uma forma de materializar este instinto com os elementos que eu já dispunha.

Refleti bastante sobre “o como fazer”, até vir à minha mente a ideia de utilizar os conhecimentos que amealhei em uma vida intensamente vivida, durante mais de 70 anos. Um destes conhecimentos por mim adquirido é o Coaching e uma de suas ferramentas é o Mentoring…

EUREKA, AÍ ESTÁ A SOLUÇÃO!

Refleti novamente e decidi criar uma forma de poder utilizar a Mentoria (Tutoria) para aconselhar e orientar pessoas e empresas, porque mentores são especialistas que têm grande experiência de vida e de negócios.

Coloco aqui 05 frases de minha autoria para clarificar melhor o que é ´Mentoria´:

  1. Mentores experientes criam processos estimuladores a cada conselho dado.
  2. A função de um Mentor qualificado é melhorar vidas e/ou alavancar negócios.
  3. Inspirar pessoas e empresas é a missão de um Mentor contratado.
  4. Conselhos de um Mentor servem para prevenir erros e para acelerar resultados.
  5. Mentoria é o legado dos aprendizados acumulados por um Mentor.

Em tempo: Em breve postarei mais um Artigo sobre o Tema que aqui percorri, com o intuito de passar mais elementos para que você e demais leitores que se interessarem possam ter uma Conceito bem abrangente do mesmo, OK?


Aproveito para informar que resolvi fazer um E-book seriado sobre Mentoring, totalmente elucidativo. Básico, inicialmente; avançado, posteriormente.

Como este E-book seriado também terá objetivos promocionais, não terá nenhum custo. Mas, saiba desde já Leitor, que o meu principal objetivo é orientar, ensinar e procurar tirar suas dúvidas, através da transmissão de conhecimentos previamente experimentados e aprovados na vida real.

Cabe-me informar que periodicamente enviarei novos capítulos. A periodicidade inicial será quinzenal. Para receber os tomos que enviarei, bastará solicitar aqui no site da GeCompany.

acesse: www.gecompany.com.br

Moracy das Dores, consultor parceiro da Gecompany e Consultor de Marketing e Endomarketing, especializado em Mentoring e Coaching e um empreendedor nato, desde 1966. Fui reconhecido pelo MEC como um Mercadólogo, em 1991. Publiquei 03 livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar” (2010); “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra” (2013); “Líder incomum se forma com Filosofia” (2019).

Compartilhe nas Redes Sociais