O que é Psicomentoring ou Psicomentoria? por Moracy das Dores

0
43

No Artigo anterior prometi postar mais um Artigo sobre o Tema Mentoring, com o intuito de passar mais elementos para que você e demais leitores que se interessaram possam ter uma Conceito bem abrangente do mesmo.  Nesse Artigo, porém, elevarei o corrente Tema para um patamar mais elevado, a Psicomentoria.

Hoje se fala muito em complementaridade (dicionário: qualidade, caráter ou condição do que é complementar; fato de duas ou mais coisas se complementarem). A complementaridade é um excelente motivo de junção entre profissionais de áreas distintas, mas afins, para o melhor atendimento de quem procurar resolver questões pontuais de sua persona e, ao mesmo tempo, dar uma guinada de 180° em suas vidas.

PSICÓLOGOS ATUAM EM PONTOS QUE COACHES E MENTORES NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA ATUAR!

Antes de prosseguirmos, é necessário entendermos que um psicólogo objetiva cuidar da saúde mental e física das pessoas que atendem. Ele é o profissional responsável por estudar, analisar, identificar e tratar as questões internas de seus clientes, refletidas em seu comportamento. A partir de análises identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar seus atendidos. Por aplicar métodos científicos comprovados, logo entende o que o ser humano comum, busca entender. Um psicólogo atua também no tratamento e prevenção de doenças mentais com foco total na melhoria da qualidade de vida!

MENTORES VIVENCIARAM E RESOLVERAM SITUAÇÕES QUE PSICÓLOGOS NÃO VIVENCIARAM!

Mentores são profissionais detentores de muita experiência de vida pessoal e empresarial. Normalmente é alguém que já realizou algo do interesse do seu mentorado (aconselhado). Abordam as crenças limitadoras de cada um, utilizando ferramentas e técnicas para encorajar, orientar e aconselhar à Autoajuda, visando maximizar potenciais, desenvolver habilidades e aprimorar performances, no sentido de melhorá-los como pessoas e como profissionais. A orientação, tanto nível educacional, quanto em nível profissional, tem como objetivo principal auxiliar indivíduos a compreenderem seus talentos e potenciais. O principal objetivo de um Mentor é estimular à Felicidade duradoura!

O QUE PSICÓLOGOS E MENTORES JUNTOS PODERÃO FAZER?

A complementaridade existente nas funções distintas que ambos praticam, conforme acima já percorremos, somada às potencialidades inerentes nas mesmas, só poderia dar os bons resultados que de fato obtivemos nos atendimentos experimentais que já fizemos…

Acreditamos que a soma do que há de melhor em cada uma de nossas profissões, quando focadas e sincronizadas para atuar na melhoria da vida de cada Ser Humano por nós atendido, aliada ao nosso imperioso desejo de ajudar o próximo, certamente nos garante pelo que aqui afirmamos.

Até onde pesquisamos, ainda não há duplas de profissionais das nossas áreas de atuação que já estivessem acionando a ideia que tivemos. Então, por essa ser uma atividade ainda inédita para nós e para todos os brasileiros, estivemos “navegando por mares nunca dantes navegados”. Cremos que um sentimento similar acomete boa parte dos públicos-alvo que já atendemos e atenderemos.

Incrível contar que apesar de pioneiramente estarmos nos preparando para exercer esta honrosa função, já descobrimos que há um “mundo de todas as possibilidades”, em se tratando da atual necessidade comum de inúmeras pessoas que vem experimentando essa desconhecida transição epidêmica generalizada, em nível mundial.

Note que estamos falando de seres que em sua esmagadora maioria estão fragilizados. Outros em crise, porque – fragilizados ou não – vem procurando reequilibrar suas mentes e muitas vezes também vem procurando encontrar uma nova forma de subsistência, seja porque perderam seu negócio, seja porque perderam seu emprego. Outros estão atravessando situações estressantes, como desavença familiar e congêneres. Outros necessitam de apoio e orientação, enquanto estiverem se tratando de doenças graves e ainda estigmatizadas. Como, por exemplo, o câncer…

Logo percebemos que as nossas networks, a nossa formação profissional integradas e nossa história individual de vida nos permitiria atender interessados, tanto pessoas-físicas, quanto pessoas do mundo corporativo, em seus diversos aspectos de necessidade e/ou das necessidades dos seus públicos internos.

Também percebemos que poderíamos atender pessoa-a-pessoa interessada e/ou poderíamos formar grupos de atendimento, um formato dinâmico e interativo que nos permitiria atender públicos por um custo individual bem menor.

Vimos, por tudo que até aqui expusemos, nos preparando intensamente para podermos bem atender interessados e para obter novas ferramentas. Esta nossa preparação passou por muitos estudos e por vários cursos de especialização. Também acumulamos experiências altamente didáticas e orientativas, atendendo grupos experimentais de maneira virtual.

Entenda-se que “trabalhos experimentais” se caracterizam como uma atividade voluntária e principalmente solidária. Melhor, porque para nós este formato pôde ser aplicado em situações reais, com pessoas reais que tinham diversas necessidades individuais reais.

Interessante citar que, ao percorrer uma forma de atendimento dirigido, com a intenção de discorrer sobre um Tema previamente solicitado pelo próprio Grupo, pudemos discorrer didaticamente sobre o ponto abordado, com a intenção de estimular e orientar os componentes a interagirem livremente entre si. Foi um formato que muito nos ajudou na obtenção dos incríveis resultados que de fato obtivemos.

Devemos acrescentar quão prazerosa e alegre foi cada sessão grupal que fizemos. Sem falar do valor, mas valor daqueles que não tem preço, das amizades conquistadas e da nossa evolução potencializada pelo atendimento das pessoas maravilhosas que atendemos. Foi um processo ganha-ganha-ganha…

Acreditando que aqui abordamos pelo menos o básico da Psicomentoria, agradecemos a atenção e o prestígio que você nos deu ao ler o que singelamente escrevemos com a intenção de destinar tudo para você, objeto da nossa máxima atenção.

Moracy das Dores é um empreendedor nato desde 1966. Em 1991 foi reconhecido pelo MEC como um Mercadólogo autodidata. Em 1999 foi o 1º brasileiro a ser incluído no The international Who’s Who of Professionals. É Consultor de Marketing e Endomarketing da DLM Serv, especializado em Coaching e Mentoring. Regularmente publica artigos em mais de 30 veículos da mídia impressa e digital. Nos anos 2000 publicou 03 livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar” (2010); “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra” (2013); “Líder incomum se forma com Filosofia” (2019). Em 2021 está publicando tomos do seu 1º E-book seriado, o “Como se constrói uma Mentoria?”. Hoje, em uma ousada Parceria, está lançando um pioneiro Conceito de atendimento, a Psicomentoria.

Compartilhe nas Redes Sociais