RECOMENDAÇÕES BÁSICAS

01-Controlar os horários de início e fim de cada jornada de trabalho é e sempre foi uma obrigação do Supervisor. Cumprir esses horários é IMPERATIVO, seja ou não em uma operação à distância (leis municipais e estaduais regulamentam o “tempo de espera” e/ou coíbem a “invasão de privacidade”).

02-Comprovar o tempo plugado de cada Agente é uma das tarefas básicas do Supervisor que queira obter bons resultados quantitativos. Hoje é simples, por ser uma facilidade pré-existente nos sistemas atuais. Considere que boa parte das empresas agracia ou elimina líderes diretos, conforme seus resultados.

03-OUVIR gravações / agentes trabalhando é a única forma de medir a qualidade, a motivação e a eficácia do trabalho individual dos liderados. A audição embasa o Líder, sobre as ações futuras que deverá incrementar, como: Reciclagens, Reuniões Motivacionais e/ou para troca de subsídios, Sanções, outros.

04-Manter seu pessoal motivado é uma necessidade constante. Cabe ao Supervisor manter o nível de adrenalina / endorfina bem alto. Dica >criar premiações psicológicas como, por exemplo: Agente Home Office do dia é um bom recurso adicional, desde que se divulgue bem o nome de quem foi reconhecido.

05-Humanizar processos às pessoas com quem interage é ser muito mais do que ser um Profissional da empresa para a qual trabalha, por ser o dever de quem quer Ser Humano. Um Líder, além do comum, só age assim! Crie e implemente formas do que / de como fará para humanizar esse trabalho à distância.

06-Ser proativo (ter iniciativa / orientar liderados) é tão VITAL, quanto incentivar a Equipe. Ou seja, o Supervisor Home Office sempre precisa dar o 1º passo para organizar e impulsionar sua Equipe. DICA >manter um Grupo no WhatsApp / usar Apps adequados à uma comunicação eficaz com a Equipe.

07-Reunir a Equipe, rotineiramente, com a intenção de fazer reuniões constantes com os liderados, seja para motivar a Equipe, seja para diagnosticar problemas técnicos, profissionais, pessoais ou coletivos. E, para não comprometer rede da empresa, utilize algum App de smartphone (Webex, Skype, Hangouts, …).

IMPORTANTE

-Mantenha seu Coordenador e suas Áreas de Apoio sempre informados do que você tem feito e, também, permita o acesso deles nos meios de comunicação que você tem e utiliza com seus liderados.

-Lembre-se de que Felicidade e Satisfação são contagiantes; lembre-se de que seu time se espelha em você; lembre-se de que o exemplo é você; lembre-se de que você……………..; lembre-se de que…

Moracy das Dores é um Especialista em Marketing e Vendas. Atual Consultor de Marketing e Endomarketing do Grupo Trade Call Service.  Reconhecido pelo MEC como um Mercadólogo, em 1991. Já publicou três livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar”,

“O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra”, “Líder incomum se forma com Filosofia”.

Compartilhe nas Redes Sociais