Você sabe o VALOR da ação da Natura ou da Petrobrás? E qual o VALOR do teu apartamento ou carro que você acabou de comprar?

Pois então, é importante você saber precificar o VALOR das coisas, concorda?

Ao comprar uma ação você não esta comprando uma obra de arte, que tem um VALOR sentimental atrás do bem. Ao investir em ações os ACIONISTAS aguardam DIVIDENDOS, e em relação ao MERCADO DE CAPITAIS ele não é nem um pouco SENTIMENTAL.

O VALOR das ações despenca da NOITE para o DIA, ou sobe também.

Como dizem os teóricos em FINANÇAS sobre a mão invisível de Adam Smith, mencionada em seu livro: A riqueza das Nações que atua nos mercados simplesmente desconta tudo: A incompetência dos administradores que por um momento enganam os investidores; a corrupção na queda abrupta do valor das ações até que o MERCADO se organize e até mesmo a falta de conhecimento de investidores mal informados ao comprarem ações de empresa sobreavaliadas.

O ESTUDO dos fundamentos das EMPRESAS, é algo simples para quem pretende investir em ações para “garantir sua aposentadoria” e viver de dividendos ou da valorização das ações.

Sou crítico a dizer que MUITOS analistas de MERCADO construíram seu PATRIMÔNIO num momento em que a BOVESPA estava lá nos seus 40 mil pontos ou 40 mil pontos nos preciosos período dos anos de 2.002 e 2.008 decorrente das fortes crises que acabaram o MERCADO de CAPITAIS. Complemento ainda que alguns conhecem o preço de TUDO; mas o valor de NADA.

Nos dias de hoje tais analistas vende um sonho de um enriquecimento rápido com a BOVESPA nos 120 mil pontos, indicando que irá a caminho de fortes valorização.

Mas a pergunta que sempre reflito: Qual o FUNDAMENTO para tal afirmação?

Assim como ao comprar teu apartamento o corretor tem que te apresentar um motivo do VALOR da negociação com expectativa de VALORIZAÇÃO futura; acredito ser assim o processo do convencimento na compra de ações.

Uma boa reflexão….

Prof. Alexandre Wander.

Gecompany o canal amigo do JOVEM UNIVERSITÁRIO.

Inscreva-se e compartilhe.
https://www.instagram.com/p/CL0U-hdFb8Z/?igshid=18j2x3sccumr0

Compartilhe nas Redes Sociais