1) Considere que a AMBEV na produção da cerveja Skol na embalagem 6×1, tenha um consumo de 200 unidades da matéria prima a um custo unitário de R$ 2,30 e para complemento do lote seja necessário 0,10 unidades dos materiais completares a R$ 360,00 reais e que a mão-de-obra direta venha consumir 4 horas do auxiliar de produção a um custo hora de R$ 50,00 e que os vendedores terão uma comissão de 12% ao preço de venda de R$ 1.700,00 a embalagem 6×1.

Com base nestas informações, calcule:
a) O custo variável unitário
b) A Margem de contribuição unitária
c) O índice IMC (índice margem de contribuição.

2) Em relação ao case anterior, tomando por base o volume da embalagem 6×1 vamos considerar que o CUSTO FIXO UNITÁRIO seja de R$ 300,00 e que as despesas administrativas unitárias sejam de R$ 260,00, qual seria o lucro líquido unitário da cerveja Skol?

3) Considere que no período ocorreu a venda de 1.000 unidades de embalagens 6×1, qual seria o lucro líquido mensal das vendas?

3) Ao pesquisar a produção da Heineken (concorrente da Skol) tivemos as seguintes informações: Que os preços de vendas são equivalentes devido a similaridade do público que consome as cervejas; porém para a produção da embalagem 6×1 o custo variável da Heineken é de R$ 550,00 e os custos e despesas fixas de R$ 960,00 reais. Qual seria o lucro líquido da Heineken para uma venda de 1.000 embalagens?

4) Considerando que ambas marcas de cervejas tenham um aumento nas vendas de 100 unidades, qual delas teriam a melhor performance em lucro líquido? e por quê?

5) Considere ainda que para a produção da cerveja Brahma na embalagem 6×1 a AMBEV tenha um consumo de 500 unidades da matéria prima a um custo unitário de R$ 2,00 e que a mão-de-obra direta venha consumir 5 horas do auxiliar de produção a um custo hora de R$ 80,00 e que os vendedores terão uma comissão de 12% ao preço de venda das embalagens unitária a R$ 3.600,00. Pergunta-se: Qual seria a margem de contribuição e o índice da margem de contribuição da Brahma?

6) Considere que para uma venda de 900 unidades da embalagem 6×1 a empresa tenha os seguintes custos fixos: Salários de apoio a produção e outros gastos gerais de fabricação no valor de R$ 440.000,00 e a depreciação fabril de R$ 320.000,00 e as despesas administrativas no valor de R$ 180.000,000. Pergunta-se qual seria o lucro operacional da linha BRAHMA nas vendas das 900 unidades?

Cases sobre margem de contribuição

PONTO DE EQUILÍBRIO

 

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