Gestão baseada em valor: Uma reflexão sobre investimentos e custo do capital

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Todo investidor deseja apurar um retorno que remunere, pelo menos, seu custo de oportunidade. Um acionista mostra-se satisfeito em manter seu capital investido em uma empresa desde que ela ofereça um retorno igual a uma taxa de juro livre de risco, mais uma remuneração mínima pelo risco assumido. Toda vez que o retorno do acionista superar seu custo de oportunidade, ha uma valorização do capital investido – agregação de valor econômico – o que é refletido no preço de mercado de suas ações.

Dessa maneira, as taxas de retorno devem ser avaliadas a partir de um confronto com o custo do capital alocado para o investimento. Para a administração da empresa, a criação de valor constitui-se em referência na tomada de decisões, e a maximização do valor é o principal objetivo de uma empresa (maximizar a riqueza de seus acionistas).

A gestão baseada em  valor deve promover, ainda, um entendimento bastante claro das variáveis que podem conduzir à criação de valor do negócio, definidas como direcionadores de valor. A administração da empresa deve atuar, com prioridade, sobre os fatores que atual sobre o seu valor, como giro dos investimentos, margem de lucros, rentabilidade, custo do capital, taxa de crescimento, taxa de reinvestimento, satisfação dos clientes, marcas, qualidade dos produtos, distribuição, etc.

A empresa como um todo deve estar comprometida com esses direcionadores de valor, estabelecendo resultados que levem à maximização da riqueza de seus proprietários. Esse envolvimento essencial com a criação de valor ocorre quando em diferentes níveis, conforme resumido do proposto do autor Copeland.

Estratégico: desenvolvimento de estratégias voltadas à definição de novos negócios e oportunidade de investimentos, sinergia, fusões e aquisições, crescimento em escala, etc.

Gestão e desempenho: Fixação de metas de desempenho baseadas em direcionadores de valor selecionados e formulados de um plano de ações destacando as  atividades que a empresa deverá priorizar para a criação de valor.

Avaliação de desempenho: Visa acompanhar , de maneira contínua, a gestão e o desempenho de metas estabelecidas. A avaliação de desempenho deve incentivar o comprometimento de toda a empresa com metas fixadas e o objetivo de criação de valor.

O processo de criação de valor não é único, aplicado diretamente a todas as empresas. Em verdade, ele deve ser ajustado a diferentes situações, cada organização deve planejar e executar seus processos com base em seus recursos disponíveis, cultura e aspirações.

Em resumo, a Gestão baseada em valor tem como objetivo criar riqueza aos acionistas, produzindo um retorno que supere o custo de oportunidade do capital próprio. O valor de cada empresa depende do potencial intrínseco em promover esse retorno em excesso, que supere o custo do capital.

A partir desta conclusão, uma empresa pode ser entendida como uma unidade econômica geradora e distribuidora de benefícios econômicos de caixa. Seu objetivo é o de oferecer aos acionistas uma remuneração maior que a taxa minima de retorno exigida.

COPELAND, T. et. al. Avaliação de empresa, 3. ed. São Paulo, Makron Books, 2001

ASSAF, Alexandre – Finanças Corporativas e valor – atlas – 2010.

 

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