Os modelos do Fluxo de caixa: Resumo na aula ministrada pelo prof. Alexandre Wander em 21/01/2017

0
494

Muito se fala sobre os modelos de fluxo de caixa e como utilizá-los na gestão empresarial, primeiramente devemos deixar claro a existência de dois modelos:

1) O modelo de fluxo de caixa direto; onde analisamos as movimentações dos pagamentos e recebimentos numa conta exclusiva a do caixa e todas as entradas e saídas que nela ocorreram.

2) O modelo de fluxo de caixa indireto; onde correlacionamos as movimentações que ocorreram nos principais demonstrativos financeiros: a) A demonstração do resultado do exercício; b) O Balanço Patrimonial e como estes demonstrativos financeiros constroem um terceiro demonstrativo e talvez um dos mais importante que chamamos de Fluxo de caixa.  Este por sua vez, é dividido em 03 seções: O Fluxo e caixa operacional (FCO); o Fluxo de caixa da empresa (FCFF) e o fluxo de caixa do patrimônio líquido (FCFE) e entender sua composição é fundamental para o gestor financeiro; pois através deste demonstrativo o FLUXO DE CAIXA que os investidores promovem análise das movimentações que ocorrem nas empresas e assim eles “os investidores” utilizando-se da ANALISE FUNDAMENTALISTA procuram entender como os gestores estão aplicando os recursos empresariais e o que ocorrerá com o valor das ações no mercado de capitais.

Este instrumento é fundamental quando estamos implementando um novo projeto das empresas na análise da viabilidade econômica e financeira e na decisão se APROVA ou REPROVA o projeto na utilização de indicadores tais como: o tempo de recuperação deste projeto; o valor presente líquido e sua taxa interna de retorno.

Quando entendemos a geração do fluxo de caixa condicionada a TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE (TMA), dos seus provedores de capital, poderemos ter um pouco de segurança na clara definição nas análises dos PROJETOS EMPRESARIAIS.

O material abaixo apresenta um resumo dos principais temas que abordamos na aula ministrada no curso de MBA neste final de semana.

Um bom estudo

Professor Alexandre Wander

MODELOS DE FLUXO DE CAIXA.ppt

Compartilhe nas Redes Sociais