Um desafio: Análise a PETRO e responda as questões em forma de artigo; o melhor estaremos publicando no site.

0
440

Análise os demonstrativos financeiros abaixo; responda as questões em forma de artigo, no máximo em 60 linhas, e o artigo mais consistente estaremos publicando-o com seu nome no site da Ge.company.

Antes de comentar sobre sobre o desempenho financeiro; recomendamos que faça uma introdução sobre o pensamento estratégico da empresa.

Além de procurarmos a entender o sobe e desce dos valores das ações na Bolsa de valores; o mais importante é compreender o pensamento estratégico de uma empresa mediante a análise dos indicadores financeiros; apresentamos abaixo os principais demonstrativos financeiros amplamente utilizados em finanças:

a) o Balanço Patrimonial,

b) a demonstração do resultado do exercícios e;

c) o fluxo de caixa pelo método indireto da Petrobrás, com os seus dados históricos desde o ano de 2008.

Nosso desafio é que você efetue uma análise dos  demonstrativos financeiros da Petrobras e responda as questões logo abaixo.

Capturar

Capturar

Capturar

  1. a) Os índices de liquidez estão bons ou não?
  2. b) A estrutura de capital é conservadora ou arrojada?
  3. c) O giro do processo está melhorando?
  4. d) . Os prazos médios de recebimento e pagamento são normais, eles indicam a possibilidade de efetuar captação bancária ao prazo de 30 dias? Quais suas recomendações a respeito do clico operacional?
  5. e) Os prazos médios de estocagem são aceitáveis para o setor? Não há excesso de estoques de forma crônica?
  6. f) O lucro gerado apresenta um grau de segurança para pagamento do serviço da dívida (juros dos financiamentos)?

h). Os dividendos distribuídos satisfarão aos acionistas e promoverão maior valor da empresa?

  1. i) A análise geral indica empresa em crescimento e potencial de geração de lucros?
  2. j) Os índices estão de acordo com a média do segmento?
  3. k) Qual o conceito do NOPAT e sua utilidade na gestão financeira da empresa? Justifique também o modelo do EBITDA
  4. l) A rentabilidade natural da empresa o ROI é beneficiado pelo giro ou pela margem; qual a sua leitura sobre o comportamento dos últimos anos? Quais recomendações a respeito.
  5. m) A empresa encontra-se preparada para efetuar uma mesclagem na sua estrutura de capital (fontes de financiamento de terceiros) ou seria recomendável efetuar um aporte de capital dos acionista? Se positivo quais são os fatores positivos para a captação bancária; se negative quais suas recomendações de melhoria?
  6. n) A rentabilidade do acionista está sendo beneficiada pela estrutura de capital e seu custo de financiamento? Qual a preocupação em relação a proporção do capital de terceiros em relação ao capital próprio?
  7. o) Com a queda na lucratividade líquida pode comprometer a RENTABILIDADE DO ACIONISTA? E como o desmembramento do ROE em três estágios pode contribuir em identificar o GIRO; MARGEM LÍQUIDA E ALAVANCAGEM TOTAL do ATIVO; efetue uma análise com recomendações em relação aos períodos.
  8. p) Analise o FLUXO DE CAIXA DA PETRO e efetue ponderações a respeito.
  9. q) Utilizando a análise fundamentalista emita um parecer a respeito da PETRO.
  10. r) O Mercado tem percebido o comportamento da PETRO no valor de suas ações na BOLSA, justifique sua linha de pensamento.

Um bom estudo

Prof. Alexandre Wander

Aproveite a oportunidade em tornar-se conhecido em nossa rede; a triagem de consultas as nossas publicações crescem a cada dia.

 

Compartilhe nas Redes Sociais