10 Características de Uma Equipe de Alta Performance: A maioria dos membros de equipes de alta performance…

0
2162

A maioria dos membros de equipes de alta performance relatam que é divertido e gratificante trabalhar em equipes colaborativas, porque eles são convidados a contribuir em seu nível mais alto de potencial e eles aprendem e se desenvolvem consideravelmente ao longo do caminho.

De acordo com os especialistas Ron Ricci e Carl Wiese, autores de “The Collaboration Imperative: Executive Strategies for Unlocking Your Organization’s True Potential”, uma equipe de alta performance tem as seguintes características:

  1. As pessoas têm sólida e profunda confiança uns nos outros e no propósito da equipe – eles se sentem livres para expressar seus sentimentos e idéias.
  2. Todo mundo está trabalhando para os mesmos objetivos.
  3. Os membros da equipe tem clareza sobre a forma de como interagir e trabalhar em conjunto para realizar as tarefas.
  4. Todo mundo entende quais são as metas individuais e da equipe bem como o grau de desempenho que é esperado.
  5. Os membros da equipe dissipam ativamente a tensão e o atrito em um ambiente descontraído e informal.
  6. A equipe se envolve em ampla discussão, e todos têm a oportunidade de contribuir – até mesmo os mais introvertidos.
  7. O desacordo é visto como uma coisa boa e conflitos são geridos de maneira natural. A crítica é construtiva e é orientada para a resolução de problemas e eliminação de obstáculos.
  8. A equipe toma decisões conjuntamente por meio de acordo natural – nos casos em que o acordo é difícil, uma decisão é tomada pelo líder da equipe, após a qual não há discordância.
  9. Cada membro da equipe carrega sua bagagem de conhecimentos e expertise e respeita os processos da equipe e dos outros membros.
  10. A liderança da equipe muda de tempos em tempos, conforme apropriado, para gerar resultados mais eficazes. Nenhum membro individual é mais importante do que a equipe como um time.

E você: sua equipe é um time de alta performance?

Reveja as características acima e avalie onde sua equipe deve melhorar ainda mais.

Marco Aurelio Morsch

Compartilhe nas Redes Sociais