Na última quinta-feira, 5/5, a professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Tania Casado, participou do projeto Diálogos da ESALQ. A docente ministrou a palestra “Tendências e Desafios para a sua Carreira”. Tania Casado é Diretora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP e coordenadora do Programa Vida e Carreira – PROCAR/FEA. Em entrevista, a palestrante falou sobre desafios para desenvolvermos uma carreira de êxito.

Em que ponto o profissional de hoje precisa estar atento?

Tania Casado (TC): A mudança dos modelos de carreira, que passaram por diversas alterações quando comparados como eram antigamente mostra que o profissional precisa protagonizar sua carreira, puxar para ele a responsabilidade pelo planejamento e reflexão de como deseja que sua vida profissional seja.

É possível planejar a carreira desde a graduação?

TC: Se consideramos que planejamento de carreira começa com autoconhecimento, então esse planejamento começa bem antes. É importante que os alunos da graduação já tenham uma maior noção sobre si mesmos, sobre seus pontos fortes, fracos, o que desejam. É importante que na graduação eles já comecem esse processo de autoconhecimento e aí vão descobrindo suas preferências e enxergando as oportunidades para o futuro.

Quais são os principais desafios e exigências para crescer na carreira?

TC: O principal desafio é o autoconhecimento. Você tem que saber tudo o que esteja relacionado com o que você quer, suas motivações e valores. O segundo desafio é olhar para o mercado, pois o mercado muda muito, e precisamos saber que mesmo depois da graduação é preciso continuar estudando para acompanhar as novas tendências e tecnologias do mundo. Outro desafio é o estabelecimento de redes, não redes sociais, mas redes de relacionamento que pode ser fundamental em certos momentos da carreira.

Entrevista concedida para Ana Carolina Brunelli (estagiária de Jornalismo)
Revisão: Caio Albuquerque (06/05/2016)

Compartilhe nas Redes Sociais