Júlio César, Winston Churchill, Franklin Roosevelt, Nelson Mandela, Margaret Thatcher e Martin Luther King não eram líderes de vendas, mas têm muito a ensinar a você que gerencia uma equipe comercial

Eles mudaram os rumos da história e foram decisivos em muitas conquistas importantes. Sem eles, provavelmente o mundo seria muito diferente. Suas ações transformaram sociedades, quebraram paradigmas e abriram novos horizontes.

Estamos falando de seis grandes personagens da história mundial: Júlio César, Winston Churchill, Franklin Roosevelt, Nelson Mandela, Margaret Thatcher e Martin Luther King.

Em seu tempo (e até hoje), nem todos tiveram aprovação unânime. Algumas de suas decisões foram (e ainda são) contestadas, e há quem condene suas formas de pensar. No entanto, um fato é incontestável: todos foram grandes líderes e deixaram um grande legado de realizações e ensinamentos – inclusive para você, que gerencia um time de vendas, afinal, mesmo não tendo liderado equipes comerciais, esses mestres apresentam características fundamentais para quem ocupa um cargo de liderança em vendas.

Sabendo disso, e pensando em inspirá-lo a transformar a trajetória de sua empresa em uma história de sucesso, listamos a seguir as principais lições desses consagrados líderes. Leia e entenda como ter coragem e iniciativa, ser determinado, saber se comunicar e motivar e não ter medo de sonhar alto pode fazer sua gestão ser um sucesso histórico e ficar marcada para sempre.

Júlio César

“Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte.”

13 de julho, 100 a.C. – 15 de março, 44 a.C.

Principais realizações: É considerado um dos maiores comandantes militares da história. Foi um dos grandes responsáveis pela expansão territorial de Roma e pela transformação da cidade em Império. Além disso, criou o calendário romano, utilizado até os dias atuais.

Destaques de liderança

  • Relacionamento: Dizem que Júlio César sabia o nome cada um de seus soldados. Essa conexão colaborava para que houvesse total confiança entre o grupo e garantia que o líder conhecesse a fundo sua equipe – o que o ajudava a tirar o melhor de cada membro da equipe.
  • Coragem: César desobedeceu às ordens de Roma ao invadir a Itália, mas acabou retornando com uma vitória. Ele tinha valentia e visão para assumir altos riscos.

Lições de Júlio César: Conheça profundamente seu time e também seus concorrentes, entenda quais são seus pontos fracos e fortes e saiba como usá-lo a seu favor. Com conhecimento, fica mais fácil ter coragem para assumir riscos.

Winston Churchill

“A sorte não existe. Aquilo que se chama de sorte é o cuidado com os pormenores.”

30 de novembro de 1874 – 24 de janeiro de 1965

Principais realizações: Teve grande influência no andamento da Segunda Guerra Mundial, construindo uma forte defesa no Reino Unido, o que evitou que o exército da Alemanha nazista invadisse o país. Ganhou prestígio mundial, fez alianças e traçou estratégias militares que foram fundamentais para a vitória dos aliados contra os alemães.

Destaques de liderança

  • Planejamento: Foi graças à sua leitura de cenário e previsões quanto à possibilidade da invasão nazista que a população de Londres e o exército local conseguiram se preparar para a Segunda Guerra Mundial.
  • Comunicação: Durante os ataques alemães, Churchill promoveu uma série de ações e discursos para motivar a população e os soldados a permanecerem firmes na luta.

Lição de Churchill: Conheça seus inimigos para saber como agir diante de seus ataques, mas não se esqueça de cuidar de seus aliados, para ter apoio em busca da vitória. Tenha um objetivo traçado, compartilhe-o com sua equipe e faça de tudo para que todos estejam sempre alinhados e motivados.

Franklin Delano Roosevelt

“O único homem que não erra é aquele que nunca faz nada.”

30 de janeiro de 1882 – 12 de abril de 1945

Principais realizações: É considerado por muitos historiadores um dos melhores presidentes dos Estados Unidos. Ajudou o país a sair da Grande Depressão (crise de 1929) ao criar o New Deal, que possibilitou uma série de reformas políticas e econômicas e programas de assistência às classes menos favorecidas.

Destaques de liderança

  • Iniciativa: Diante da situação caótica em que se encontrava a economia americana, foi graças às ações corajosas e rápidas de Roosevelt que o povo pode se reerguer.
  • Motivação: Em meio à crise, com falta de emprego, comida e dinheiro, ele soube recuperar não só o poder econômico, mas também a motivação e a esperança da população.

Lição de Roosevelt:Durante momentos de crise é importante agir efetivamente. É preciso tomar ações para combater as principais dificuldades e, ao mesmo tempo, potencializar as forças e consolidar os aliados – sempre comunicando as ações de maneira clara e objetiva.

Nelson Mandela

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

18 de julho de 1918 – 5 de dezembro de 2013

Principais realizações: Teve participação ativa na luta contra o Apartheid (regime de segregação racial). Abriu o primeiro escritório de advogados negros na África do Sul e foi o primeiro presidente negro (e eleito democraticamente) no país.

Destaques de liderança

  • Diálogo: Mandela nunca deixou de acreditar no alcance da liberdade através do diálogo e da negociação, mesmo diante da violência aplicada contra aos negros, sempre acreditou na paz.
  • Inspiração: Perante um cenário assustador para milhares de negros, ele foi a inspiração para que muitos saíssem em busca de sua liberdade e de uma realidade mais igualitária.

Lições de Mandela: Manter a calma em situações adversas (e transmitir essa sensação para sua equipe) é fundamental para superar os momentos difíceis e prosperar. Também é preciso se guiar sempre pelos seus valores e não se deixar abalar pelas dificuldades.

Margaret Thatcher

“Ser poderoso é como ser uma dama. Se você tem de dizer às pessoas que você é, você não é.”

13 de outubro de 1925 – 8 de abril de 2013

Principais realizações: Foi a primeira e única mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Reino Unido. Suas ideias de governo originaram a expressão “Thatcherismo” (usada até os dias de hoje). Primava pela liberdade de mercado e ajudou a recuperar a economia da Inglaterra no pós-guerra e torná-la uma potência mundial.

Destaques de liderança

  • Determinação: Mesmo diante de uma oposição ferrenha e diversas críticas, Thatcher nunca deixou de lutar pelos ideais nos quais acreditava.
  • Foco: A visão de Thatcher era, muitas vezes, impopular, e não era raro ela ser alvo de julgamentos e piadas. Mas teve coragem para enfrentar as adversidades e foco para alcançar seus objetivos.

Lições de liderança: Entenda que, como líder, muitas vezes suas ideias não serão aceitas por todos e você vai encontrar resistência no caminho. Mas é preciso firmeza em suas ações. O líder nem sempre é o mais popular, e sim aquele com maior capacidade de enfrentar e superar os problemas.

Martin Luther King

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”

15 de janeiro de 1929 – 4 de abril de 1968

Principais realizações: Assim como Mandela na África do Sul, Martin Luther King foi uma liderança fundamental na luta pela igualdade de direito aos negros nos Estados Unidos. Sob seu comando, foram realizadas diversas manifestações e protestos pacíficos, que resultaram no direito de voto aos negros no Alabama. Sua luta inspirou movimentos similares em outros países.

Destaques de liderança

  • Ambição: Ninguém poderia imaginar que os negros conseguiriam, diante um cenário de extrema discriminação racial, obter seus direitos civis. Isso não impediu Martin Luther King de sonhar alto e lutar pelo seu objetivo.
  • Persuasão: Sem precisar usar de violência, ele conseguiu convencer milhares de americanos a se juntarem ao movimento dos direitos civis e apoiar o seu sonho.

Lições de Luther King: Não tenha medo de sonhar alto. Tenha um ideal em mente e conte com o apoio de sua equipe e de seus parceiros para conseguir alcançar seus objetivos. Muitas vezes, saber como se comunicar e como formar aliados é mais importante do que saber atacar

Ajude a divulgar nosso site aos teus amigos. Tem conteúdo é gratuito.

Compartilhe nas Redes Sociais