(Exame) A última linha do balanço não brilhou muito para as grandes empresas do Brasil em 2019. Em conjunto, as 500 maiores empresas do país tiveram um lucro líquido de 44,5 bilhões de dólares no ano passado, o que representou um recuo de 29,4% em relação ao ano anterior.

Além de mais enxuto, o resultado positivo da elite empresarial do país se concentrou em um número reduzido de companhias. A campeã nesse quesito, a Petrobras, registrou um lucro líquido de 11,8 bilhões de dólares, ou 26,5% do total do resultado positivo obtido pelas 500 maiores empresas do país no ano passado.

Cervejaria Ambev obteve o maior lucro no ano entre as empresas privadas, com 2,6 bilhões de dólares.

Juntas, as 20 empresas que mais lucraram no ano tiveram um ganho de 28,7 bilhões de dólares, ou 64,6% do total. Em outras palavras, de cada 100 dólares em lucro líquido obtidos pelas 500 maiores companhias do país no ano passado, 64,60 dólares foram auferidos por apenas 20 empresas.

Das 20 empresas campeãs em lucros de 2019, cinco são empresas privadas brasileiras, cinco são estatais, oito são multinacionais e duas têm capital pulverizado. Confira a seguir:

https://mm.exame.com/as-20-empresas-que-mais-colheram-lucros-no-brasil-em-ano-de-vacas-magras/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

 

Compartilhe nas Redes Sociais