Principais atuações do administrador nas corporações

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Os profissionais dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia formam profissionais dotados de uma visão sistêmica dos principais enfoques necessários para a gestão das organizações. Tem por meta buscar o sucesso das empresas, oferecendo ao egresso o conhecimento dos principais métodos e instrumentos que possibilitem os melhores resultados na gestão financeira, de mercado, de pessoas e clientes, entre outros.

Dentre as principais atividades podemos destacar: 

  • Definir diretrizes e valores organizacionais;
  • Desenvolver estratégicas e planos organizacionais;
  • Definir indicadores de desempenho e acompanhar resultados;
  • Otimizar o desempenho das pessoas e sua satisfação;
  • Promover avaliação e melhoria contínuas;
  • Comandar processos organizacionais principais ou de apoio.

As principais disciplinas que compõem o curso têm direcionamento em capacitar os alunos nas seguintes áreas: Teoria geral da administração; Marketing, Processos Internos, Economia, Contabilidade, Cálculos Matemáticos, Gestão Estratégica de Custos, Gestão de pessoas, Tecnologia da Informação, Organização de Sistemas e Métodos, legislação, Planejamento Estratégico e Operacional e Gestão de Projetos de Investimentos.

Devido a visão ampla no curso, os alunos devem identificar uma área para autodesenvolvimento visando melhor desempenho das suas funções e desenvolver-se pausadamente, podendo atuar desde analista até como DIRETOR DE OPERAÇÕES ou FINANCEIRO.

As disciplinas se agrupam nas principais áreas de atuação:

  • Gestão do processo interno da empresa;
  • Recursos Humanos;
  • Marketing;
  • Controladoria e Finanças;
  • Legislação Empresarial;
  • Tecnologia da Informação.

Objetivo deste trabalho: Apresentar as principais atividades departamentais e levá-los a reflexão dos conceitos que são apresentados em seus principais blocos do ensino e de acordo com tua resposta você poderá naturalmente identificar sua atuação “afim” e assim poderemos te indicar livros de estudo ou direcioná-lo ao teu desenvolvimento ou indicação do teu curso da pós-graduação.

Vamos lá em resposta as questões?

Na atuação da gestão dos processos internos da empresa: O profissional terá como atuação principal a programação da fábrica para atender a demanda do mercado e o departamento que engloba de um modo geral está função é a o PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO (PCP); pois através de uma visão sistêmica de todo o processo produtivo tem como função de elaborar o PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO e a necessidade de recursos para o pleno atendimento e “colocar a fábrica em funcionamento” que irá desde a programação dos estoques, seleção da qualidade e compras das matérias-primas para o processo produtivo, seleção e contratação de mão-de-obra direta e também avaliar as instalações industriais em sua capacidade produtiva, zelando pela qualidade dos processos e agilidade em otimizar e potencializar os recursos financeiros em produzir na quantidade certa de acordo com a necessidade do mercado.

Dentro desta explanação qual o teu sentimento em atuar na programação de produção?


Na atuação na área de Recursos Humanos: o profissional irá atuar na seleção dos profissionais que se adequem ao perfil da empresa; é muito importante pois o capital intelectual é a principal matéria prima, pois através do comprometimento dos funcionários a empresa constrói continuadamente a sua marca no mercado e toda valorização, além de um produto compatível a solicitação do mercado e sua produção na otimização de recursos, acontece primeiramente pelas pessoas. Importante a construção de um plano de carreira e adequação das funções ao salário praticado no mercado e a hierarquia de acordo com a responsabilidade dos funcionários estabelecendo limites do sistema de comunicação na empresa; e quando a comunicação é alinhada com o pensamento estratégico da empresa, e levar a comunicação das definições aos funcionários é função primária e atual do departamento de recursos humanos e assim os funcionários estarão atuando alinhados as metas definidas pela ALTA CÚPULA da empresa. Assim o Recursos Humanos, deve primeiramente entender o pensamento estratégico da empresa e contratar e manter funcionários comprometidos e alinhados no desempenho das suas funções.

Dentro desta explanação acima, qual o teu sentimento em atuar área de Recursos Humanos?


Atuando no departamento de Marketing: o profissional irá atuar em viver o sentimento do mercado comprador da empresa, e colher informações sobre as tendências externas da empresa em seus anseios de consumo e ao mesmo tempo avaliar como a empresa vem atendendo as expectativa deste mercado consumidor na oferta dos seus produtos; pois assim na captura do sentimento do mercado poderá avaliar a longevidade dos produtos oferecidos pela empresa no que define-se como o “ciclo de vida” dos produtos; avaliando a necessidade de consumo e os mercados ainda não explorados e aqueles que já estão em queda de consumo, devido o excesso da oferta. Quando o profissional administrador procurar levar os produtos da empresa ao público consumidor através da exposição nas mídias e também ao mesmo tempo traz para dentro da empresa o sentimento de consumo do público alvo em relação as suas necessidade de consumo; a empresa tem maior propriedade em: estabelecer os preços de venda e comparar com o que será praticado no mercado em relação ao seus anseios; definir o volume a ser produzido para atender a demanda de consumo e assim os departamentos do CONTROLE DE PRODUÇÃO terá um respaldo externo para programar a linha de produção e o departamento de RECURSOS HUMANOS em contratar pessoas de acordo com a necessidade do comportamento externo da empresa em relação as suas necessidade e o departamento de CONTROLADORIA em elaborar o planejamento operacional (budget) da empresa.

Dentro desta explanação acima, qual o teu sentimento em atuar área de Marketing Empresarial?


Atuando no departamento de Controladoria e Finanças: o profissional irá atuar em avaliar a necessidade de recursos financeiros da empresa e como um “banco” financiador dos recurso irá avaliar os projetos de investimentos da empresa para captar recursos financeiros (dos acionistas ou dos bancos) para que tais projetos apresentem uma taxa de retorno superior a taxa de expectativa dos acionistas e que a último sempre estará acima da taxa de retorno dos mercado (banco); Também irá atuar em entender o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO da EMPRESA e transformá-lo no PLANEJAMENTO OPERACIONAL (BUDGET) estabelecendo metas departamentais alinhadas aos INDICADORES DE PERFORMANCE (kpi) que serão aprovados pela alta gestão da empresa (ou seus sócios), visando a perpetuidade da empresa ao longo do tempo, sempre atuando em proteger o capital investido pelos ACIONISTAS; ou seja: medir a intensidade do comportamento do mercado em relação ao modelo que a fábrica está sendo programada e como as pessoas estão atuando para atingir as metas estratégicas definidas no PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e que foram desmembradas no ORÇAMENTO do PLANEJAMENTO OPERACIONAL (BUDGET) e o seu acompanhamento com o REALIZADO afim de corrigir antecipadamente os desvios. Uma outra função “Moderna” no Controller é entender o comportamento da Economia avaliando o “risco sistemático” e sua interferência no comportamento da EMPRESA em atingir as metas definidas; então é bom entender do MERCADO FINANCEIRO e suas instituições no comportamento das taxas de juros (SELIC) e comportamento da produção nacional (PIB), além das taxas de inflação e política cambial (dólar)

Dentro desta explanação acima, qual o teu sentimento em atuar área de Controladoria e Finanças Corporativas?


Atuando no departamento tributário: o profissional irá desempenhar em acompanhar a legislação tributária da empresa na apuração da carga tributária, lembrando que o Brasil tem uma nas maiores cargas tributárias do mundo e os impostos de dividem em diversas etapas: No faturamento temos os impostos indiretos (ICMS, PIS,COFINS) além do ICMS-ST (SUBSTITUTO) quando a empresa assume o controle do ICMS de pequenas empresas retendo-o na fonte e desobrigando os pequenos empreendimentos no entendimento da legislação tributária a partir daí temos a RECEITA LÍQUIDA da empresa e a partida do 100% na definição do preço de venda; já que acima desta linha a empresa é uma mera arrecadadora dos impostos que pertencem aos consumidores finais. No custo e nas despesas também temos uma participação elevada dos tributos que são os previdenciários (INSS, FGTS, contribuições assistenciais) e que oneram o valor do salário pago aos funcionários aos empregadores; e o jogo não termina ai; pois quando a empresa tem o tal chamado LUCRO LÍQUIDO surge o tão aguardado imposto sobre o lucro direto que denomina-se: IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA JURÍDICA e a CONTROBUIÇÃO SOCIAL sobre o lucro; haja imposto né? e para desempenhar com propriedade a função o profissional deverá dedicar-se em leitura e interpretação da legislação empresarial, atuando como se fosse um advogado interno e quando necessitar de auxílio deverá recorrer aos detentores da profissão os advogados tributaristas para elucidar suas dúvidas. Sabendo que a falta de entendimento e melhor aproveitar os benefícios fiscais poderá onerar a empresa em recolher imposto indevido e a ausência de aderência a legislação em recolher corretamente os impostos poderá levar a empresa a sofre um “auto de infração” e além da multa recolher com juros os recolhimentos devido ao fisco não efetuados.

Dentro desta explanação acima, qual o teu sentimento em atuar área do Planejamento Tributário Empresarial?


Atuando no departamento de tecnologia da informação: o profissional deverá ter além do conhecimento da informática e mesmo que não exerça a função de programador, deverá liderar ou atuar com a equipe na proteção e consistências dos eventos econômicos que provocaram mutações na estrutura patrimonial da empresa; e uma das tarefas importante é a seleção ou escolha do sistema operacional que estará armazenando e processando os dados e envolve todas as informações da empresa quando a mesma venha optar por um sistema integrado de informação gerencial (SIGE) e todas as movimentações serão devidamente registradas por “senhas individuais” e o processamento será a base tanto para a empresa  registar, monitorar e auditas os documentos fiscais e contábeis que suportaram os eventos econômicos e o resultado do processamento será utilizado pela contabilidade na submissão dos demonstrativos financeiros a fiscalização e respaldo aos recolhimentos dos impostos; pelo departamento do planejamento e controle de produção para programar a fábrica; pelo departamento de recursos humanos para apurar a folha de pagamento aos funcionários e recolhimentos dos encargos sociais e trabalhistas e pelo departamento de controladoria para elaboração do planejamento orçamentário e análise do previsto com o realizado e finalmente para o departamento tributário para elaboração dos recolhimentos dos impostos e finalmente pelo departamento comercial e avaliar a comportamento da carteira de clientes. Assim um sistema confiável e gerenciado é fundamental para o desempenho da gestão empresarial.

Dentro desta explanação acima, qual o teu sentimento em atuar área da Tecnologia da Informação?

Avaliando as tuas respostas acima, efetue uma escolha de pontuação em qual departamento você desejaria atuar, pontuação com pesos de 0% a 100% em cada uma das questões, de tal modo que a somatória não ultrapasse 100% e que a pontuação não se repita entre as escolhas.

Exemplo das minhas escolhas:

  • Departamento dos processos interno da empresa: 10%
  • Departamento de Marketing: 5%
  • Departamento de pessoal: 2%
  • Departamento de Controladoria e Finanças: 70%
  • Departamento tributário Empresarial: 11%
  • Departamento da tecnologia de informação: 2%

Total: 100%

Ao finalizar envie o teu formulário preenchido no e-mail abaixo e te orientaremos sobre os livros e qual será o teu melhor curso de PÓS-GRADUAÇÃO para complemento a tua carreira profissional. awander@gecompany.com.br

Prof. Alexandre Wander

Gecompany o canal amigo do jovem universitário; tem conteúdo é gratuito.

 

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